Professores/as e funcionários/as de escolas realizaram, nesta terça-feira (15), uma caminhada organizada pelo CPERS Sindicato até o Palácio Piratini na luta pela reposição salarial e denúncia do desmonte da educação no RS.
O Governador Eduardo Leite mente ao afirmar que concedeu reajuste a toda a categoria através de propagandas vinculadas em diversas mídias ao custo de uma verdadeira fortuna. A verdade é que 86% dos trabalhadores e trabalhadoras da educação não receberam o reajuste de 32%. Para piorar, ao absorver a parcela de irredutibilidade no subsídio, o Governo Leite obrigou as educadoras/es a pagar o reajuste com o dinheiro do próprio bolso e ainda ignorou cerca de 25 mil funcionárias/es de escola e quase 10 mil aposentadas/os sem paridade.
O Governo Leite aprovou, com auxílio da sua base na Assembleia Legislativa, o congelamento de investimentos por 10 anos. Ao invés de valorizar os servidores públicos e consequentemente a educação pública em nosso estado, Leite promove o arrocho e a sobrecarga de trabalho, impedindo a realização de concursos públicos e reajustes salariais.
“O Setorial da Educação do PT apoia as lutas dos/as Educadores/as na defesa de sua dignidade profissional e da garantia do direito à educação pública de qualidade”, destaca a Coordenadora do Setorial da Educação do PT/RS, a Companheira Selene Michelin.
