A vitória da chapa Lula – Alckmin no 1º turno das eleições reafirma a esperança no resgate das condições de vida digna do povo brasileiro, das relações democráticas e da soberania de nosso país. Ao mesmo tempo, evidencia a necessidade de canalizarmos toda nossa energia militante para ampliar a vantagem sobre a candidatura que representa o retrocesso socio-econômico, político e cultural a que estamos submetidos. Por isso, estamos desafiados (as) a vencer as eleições presidenciais no RS neste 2° turno das eleições.
O desempenho de nossa chapa estadual, com as candidaturas de Edegar Pretto e Pedro Ruas ao governo do estado e de Olívio Dutra ao senado – tendo como suplentes Roberto Robaina e Fátima Maria – revelaram nossa capacidade de aglutinar e mobilizar o campo de esquerda. Deixamos de ir ao segundo turno por uma diferença de apenas quatro centésimos e acumulamos capital político para as lutas a serem enfrentadas. Crescemos na representação parlamentar, elegendo 7 (sete) deputados (as) federais, 6 (seis) do PT e 1 (uma) do PCdoB. Formamos a maior bancada estadual com 11 (onze) deputados (as) do PT e 1 (uma) do PCdoB.
Temos muitos desafios pela frente. Há uma produção industrial de fake news e uma escalada de ameaças explícitas, visando intimidar a população, especialmente quanto ao trabalho e ao emprego. No dia de ontem (04/10), protocolamos, no Ministério Público do Trabalho, uma denúncia contra duas empresas, em nome da Federação da Esperança (PT, PCdoB e PV) e da Federação Psol – Rede Sustentabilidade. Continuaremos a expor casos emblemáticos e a buscar a ação dos órgãos competentes. Como há mais casos sendo informados, encaminharemos Circular específica, orientando a apresentação de denúncias ao MPF e ao MPT. Ao mesmo tempo, porém, é fundamental que tenhamos uma política de combate imediato e descentralizado das fake news para que as comunidades sejam imediatamente informadas sobre a versão correta dos fatos.
Nossa estratégia de mobilização consiste em, simultaneamente, ampliar os apoios à Chapa Lula e Alckmin, em diálogo com partidos e representações sociais, e numa ampla mobilização em todo o estado. Por isso, já nesta semana, precisamos colocar nosso bloco na rua e permanecer até a vitória em 30 de outubro.
Informe-se em sua cidade sobre as atividades do Sextou com Lula, neste dia 07 de outubro e demais programações nas próximas semanas.
Porto Alegre, 05 de outubro de 2022
Comissão Executiva Estadual
