O Tribunal Regional Eleitoral do RS vai analisar na sessão desta sexta-feira, 28, as orientações para que a Justiça Eleitoral possa atuar na garantia do direito de voto da cidadania. A informação foi passada pelo presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch aos dirigentes da Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB), da Federação PSOL/Rede, e do PSB e Solidariedade, durante audiência realizada na noite desta quinta, 27. O encontro foi solicitado pelos partidos para apresentar demandas em defesa da garantia do direito de voto dos eleitores, frente a crescente onda de abuso do poder econômico que tem tomado conta do RS nos últimos dias.
Além dos dirigentes partidários, a audiência contou com a presença do deputado federal Henrique Fontana (PT), das deputadas federais Maria do Rosário (PT) e Fernanda Melchiona (PSOL), da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), e dos vereadores de Porto Alegre Leonel Radde (PT), Dayana Santos (PCdoB) e do vereador suplente, Giovane Culau (PCdoB). As principais demandas apresentadas pelos partidos foram: a garantia do transporte público gratuito sem redução da frota e dos horários no domingo; agilidade para coibir a difusão de fake News e de propagandas ilegais, como panfletos apócrifos e outdoors; e o combate e ao abuso do poder econômico, que tem se manifestado em ameaças veladas ou explícitas, por proprietários e direções de empresas em relação aos seus trabalhadores.
Outro pedido apresentado foi para que o Tribunal dialogue com o governo do RS especialmente sobre o papel da Brigada Militar para garantir a segurança e a normalidade das eleições. Ao elogiar a iniciativa dos partidos de buscar o diálogo com o TRE-RS, o desembargador Moesch comprometeu-se em levar o documento apresentado pelas Federações e Partidos ao conhecimento da sessão desta sexta.
