A Secretaria de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores do RS, vem a público se solidarizar e ao mesmo tempo manifestar seu total repúdio a abertura de comissão processante, sem justa causa por parte dos vereadores bolsonaristas que compõem a Câmara de Vereadores do município de Caxias do Sul. Querem cassar o Mandato do Vereador Lucas Caregnato e com isso calar sua voz e o seu trabalho firme de oposição em defesa daqueles que mais precisam.
Fica evidente tratar-se de uma barganha política. Pois a mesma casa legislativa que silenciou até o momento e nada fez diante do conjunto de crimes de apologia e defesa do trabalho análogo a escravidão, crimes de xenofobia e de racismo cometidos pelo vereador Sandro Fantinel (Patriota), agora por motivo banal, das relações do ambiente das discussões legislativas entendi por abrir processo de cassação do mandato do vereador Lucas Caregnato que integra a bancada negra do PT em Caxias do Sul.
Um total absurdo, onde a origem deste processo, coloca no centro do debate o “racismo político” como mais um desdobramento do racismo estrutural no Brasil. Os representantes do chicote no RS não aceitaram e não engolem a presença de negros (as) convivendo e debatendo com eles os rumos políticos e dos investimentos nas cidades, nos estados e no País. Ficam à espera de qualquer factoide, a exemplo do que aconteceu com então vereador e atual deputado pelo estado do Paraná Renato Freitas, para tentar fazer uma política opressora e leviana. Importante lembrar que perseguido pelos vereadores bolsonaristas, Renato foi julgado e absolvido pelo STF tempos depois.
O mesmo se repete em Caxias do sul, se desenhando mais um episódio de enfrentamento ao racismo diante da conjuntura política atual da chegada de negras (os) aos parlamentos. Não aceitaremos nenhum tipo de imposição que com subterfúgios venham cercear o livre exercício do mantado conferido democraticamente pelo povo nas urnas. Convocamos a nossa militância antirracista do Partido dos Trabalhadores do RS a se somar no movimento de defesa do mandato do Vereador Lucas na cidade Caxias do Sul.
O nosso voto tem cor e suor,
Lucas Fica!
Porto Alegre, 08 de maio de 2023.
Secretaria de Combate ao Racismo do PT RS
