Na tarde desta sexta-feira, dia 30, o Presidente Lula realizou uma visita oficial aos dois novos prédios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, pelo Ministro das Cidades, Jader Filho, pela Diretora-Presidente do HCPA, Nadine Clausell, pelo Vice-Governador do RS, Gabriel Souza, pelos ex-Governadores do RS, Olívio Dutra e Tarso Genro, além de autoridades e gestores da saúde, o presidente destacou os investimentos e avanços no setor hospitalar, ressaltando o compromisso do governo em fortalecer a saúde pública no país.
Durante a visita, o presidente Lula ouviu emocionado o depoimento da estudante de Medicina, Marilza Vallejo, que compartilhou os motivos que a levaram a chegar até a universidade: seu esforço e dedicação, seus pais e a importância das ações afirmativas. “Eu sou cotista de escola pública e étnica. Posso dizer que deu certo. Eu e quem eu represento estamos chegando lá e, por isso, só tenho a agradecer Presidente”, declarou Marilza. Seu testemunho evidencia os resultados das políticas de inclusão e reforça a importância de ampliar oportunidades para todos e todas.
Ampliação e Investimentos no HCPA
Os dois novos prédios do HCPA, hospital público e universitário vinculado ao Ministério da Educação (MEC), foram construídos com recursos exclusivos do MEC, no valor de R$ 555,5 milhões provenientes do Plano Plurianual 2011/2012, durante o Governo da Presidenta Dilma Rousseff. Com a ampliação, a área total da instituição foi elevada em 85 mil m², alcançando um total de 230 mil m² de instalações.
Referência no Tratamento de doenças de alta complexidade
Durante a visita, o presidente Lula pôde conferir de perto as modernas estruturas do hospital, que é referência no tratamento de doenças de alta complexidade da no estado do Rio Grande do Sul. Os dois prédios foram utilizados emergencialmente no enfrentamento da pandemia de Covid-19, contribuindo para salvar vidas e garantir atendimento de qualidade aos pacientes.
Com o avanço do controle da pandemia, a ocupação dos novos blocos tem ocorrido de forma gradual. Recentemente, foi transferido o Bloco Cirúrgico, que já está em funcionamento com 13 salas, mas possui capacidade para expansão para até 40 salas. Os blocos B e C estão previstos para abrigar futuramente novas áreas, como Hemodiálise, Endoscopia, Centro de Infusões e Centro Integrado de Oncologia, entre outras.
Compromisso com a Saúde Pública
Ao final da visita,o presidente Lula destacou a relevância do HCPA como um centro de referência no tratamento de doenças complexas, elogiando o empenho e dedicação dos profissionais de saúde que atuam no hospital. A ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um marco importante para a saúde pública, proporcionando uma estrutura mais ampla e moderna para o atendimento à população e fortalecendo o compromisso do Governo Federal em oferecer serviços de saúde de qualidade.
HCPA: Um Hospital de Ensino e Pesquisa
O HCPA, além de desempenhar um papel significativo nos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, também é uma instituição de ensino superior, integrada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O hospital apoia atividades acadêmicas, como a formação de profissionais de saúde, programas de residência, pós-graduação e estágios, além de promover pesquisas científicas e inovação em saúde.
Foto: Lucas Leffa
