É com profundo pesar que o Diretório do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no Rio Grande do Sul recebe a triste notícia do incêndio ocorrido na noite de ontem, 09 de dezembro, no Acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas, no sudeste do Pará, que resultou na perda irreparável de nove vidas. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade às famílias enlutadas, aos companheiros e companheiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Reafirmamos a importância do MST na luta por direitos e justiça social, e é com pesar que testemunhamos a ocorrência de mais uma tragédia que se soma às adversidades enfrentadas por essas famílias do Movimento. Manifestamos nosso apoio ao MST do Pará neste momento difícil e reiteramos nosso compromisso com a luta pela terra e por condições dignas de moradia. Que as famílias enlutadas encontrem forças para superar esta dolorosa perda.
Hoje, em que celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos, é um triste paradoxo testemunhar uma tragédia que reflete a urgência de uma sociedade mais justa e igualitária. Nossos corações estão com todos e todas que sofrem com essa terrível tragédia.
Porto Alegre, 10 de dezembro de 2023
Diretório Estadual do PT-RS
