O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Rio Grande do Sul expressa sua mais profunda solidariedade à Companheira Ana Affonso, Vice-Presidenta do PT-RS e Vereadora em São Leopoldo, diante dos inaceitáveis acontecimentos ocorridos durante a sessão da Câmara de Vereadores na última terça-feira, 26 de março.
É com indignação que tomamos conhecimento dos atos de violência política perpetrados contra Ana Affonso, que ao abordar questões sensíveis como as revelações sobre a morte de Marielle Franco, foi alvo de atos inaceitáveis por parte de apoiadoras ligadas de um vereador do PL, as quais aplaudiram a morte de Marielle e vaiaram a Companheira Ana diversas vezes.
O PT gaúcho repudia veementemente essas atitudes, pois são contrárias aos princípios democráticos e aos direitos humanos. É inadmissível que em um espaço legislativo, dedicado à representação popular, haja espaço para a intolerância, o desrespeito e a violência política, especialmente contra uma representante eleita pelo povo.
Ressaltamos que o fascismo e o ódio não têm lugar em nossa sociedade e é dever de todos e todas combater qualquer forma de violência, discriminação e intolerância.
A ofensa a uma vereadora é, extensivamente, uma agressão às mulheres e à instituição. Neste sentido, instamos a Câmara de Vereadores de São Leopoldo a repudiar publicamente tais atos, garantindo um ambiente político seguro e respeitoso.
Reiteramos nosso apoio irrestrito à Companheira Ana Affonso e reafirmamos nosso compromisso na luta contra todas as formas de opressão, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos. Nossa solidariedade à Companheira Ana Affonso se estende também à defesa dos direitos das mulheres e à luta contra todas as formas de violência política e de gênero.
Diretório Estadual do PT-RS
