Os Correios anunciaram que já arrecadaram mais de 15 mil toneladas de doações para o Rio Grande do Sul. Desse total, 3,5 mil toneladas já foram entregues à Defesa Civil. Em Porto Alegre, os voluntários da estatal estão atuando no recebimento, triagem e distribuição de donativos.
Doações recebidas e entregues
Até agora, 3,5 mil toneladas de donativos foram entregues à Defesa Civil. Entre os itens doados estão água potável, roupas, produtos de higiene e limpeza, colchões e ração para pets. Todos esses itens são organizados e enviados gratuitamente pelos Correios.
Mobilização nacional
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância da rede capilarizada da empresa. “Temos essa vantagem de ter uma rede capilarizada. O Correio é a única empresa pública, assim como SUS, que está em todos os municípios. Isso faz com que a gente tenha uma grande mobilização. Para nós, é motivo de alegria poder ajudar o povo gaúcho nesse momento de consternação”, afirmou.
Voluntariado em Porto Alegre
Em Porto Alegre, as operações no Centro de Distribuição (CDD) seguem em um ritmo intenso. Desde o agravamento da situação na capital, a superintendência suspendeu o expediente oficial, e os funcionários que podiam ajudar começaram a trabalhar como voluntários.
Carlos Machado, gerente do CDD, explicou que a segurança dos funcionários foi uma das prioridades. “A superintendência frisou bem que a gente ficasse, em primeiro lugar, em segurança. Então, nós, que conseguimos chegar aqui, juntamente com outros funcionários, inclusive de outras unidades que tinham sido alagadas, viemos para cá”, relembra Carlos. Atualmente, entre 50 e 100 voluntários se revezam nas operações de recebimento, triagem e distribuição das doações. O transporte dos donativos é realizado com o apoio dos veículos dos Correios, em parceria com a Defesa Civil.
Com essa união de esforços, os Correios mostram mais uma vez o compromisso com o bem-estar da população gaúcha, trabalhando para garantir que as doações cheguem a quem mais precisa.
