Ontem (03), o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, visitou as novas unidades de leitos de emergência do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que é o maior complexo hospitalar federal do sul do Brasil. Pimenta percorreu os hospitais Cristo Redentor, Fêmina, Criança Conceição e Nossa Senhora da Conceição, verificando as melhorias implementadas. No Hospital Fêmina, visitou vinte novos leitos materno-infantis e seguiu para a emergência do Hospital Criança Conceição. Ele também conheceu os novos leitos do Hospital Cristo Redentor e o centro de Oncologia-Quimioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
O GHC é uma referência no atendimento pelo SUS, com mais de 6 mil internações oncológicas anuais e 36 mil procedimentos quimioterápicos, representando 40% das quimioterapias realizadas pelo SUS em Porto Alegre.
Segundo o ministro Pimenta, “A saúde é uma das áreas que nós temos dado uma resposta mais rápida e eficiente.” Ele destacou as iniciativas do Ministério da Saúde, como a mobilização da Força Nacional do SUS, abertura de hospitais de campanha e distribuição de medicamentos.
NOVO PAC
Entre 2024 e 2026, o GHC receberá R$ 233 milhões via PAC para ampliar seus serviços. As obras incluem a construção do Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia (CADT) e do Centro de Atendimento ao Paciente Crítico e Cirúrgico. O objetivo é expandir a capacidade de leitos de UTI e salas de cirurgia para o SUS, quase dobrando a produção cirúrgica para cerca de 30 mil procedimentos anuais.
NOVOS PROFISSIONAIS
O GHC contratou 970 novos profissionais de saúde por meio de um processo seletivo emergencial para reforçar o atendimento às vítimas das chuvas e à população em geral. Essas contratações visam aumentar a capacidade de atendimento, especialmente durante o inverno. O grupo, que já conta com 11 mil profissionais, ampliará sua capacidade com mais de 100 novos leitos. O GHC é formado por quatro hospitais, 12 unidades de saúde, três Centros de Atendimento Psicossocial e um Consultório na Rua, todos serviços oferecidos 100% pelo SUS.
