Chama-se Selma Schiedeck, tem 80 anos, recém completados. É candidata a vereadora em Garibaldi.
Pertence a uma geração de lutadores/as que envelhece na luta para que a luta não envelheça. Uma geração que deve à ciência (vacina, por exemplo), ao saneamento básico, à educação e à cultura, aos avanços tecnológicos, e a outros fatores uma longevidade impensável séculos atrás.
Encontrei-a num evento em que a protagonista é uma jovem mulher negra, candidata a prefeita de Caxias do Sul, Denise Pessôa. Uma geração (já com outra atrás de si) pedindo passagem para realizar as mudanças que a sociedade requer, contextualizando as lutas no município, suas circunstâncias e suas demandas.
No PT, temos buscado a construção de políticas de promoção da(s) Juventude(s), não olhando somente o futuro, mas tempo presente. Ainda temos muito a aprender. Especialmente, o fato de que isso não nos dispensa da luta. Apenas nos adverte de que incorporar a(s) Juventude (s) não significa apenas renovar: implica incorporar os seus saberes e seus olhares sobre a política e sobre a vida.
Portanto, há lugar para todos(as) os(as) na jornada do PT. No ritmo de nossas histórias e vivências, caminhemos: como a Selma; como as Selmas.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT RS
