Governo Lula Notícia

QUILOMBOLAS E INDÍGENAS DO RS COLABORAM COM O GOVERNO PARA FORTALECER PROGRAMA DE PROTEÇÃO

30/10/2024 6h45

Lideranças quilombolas e indígenas do RS participaram de uma missão do governo federal em Porto Alegre, visitando as comunidades do Quilombo dos Alpes Dona Edwirges e Retomada Gah Té. A ação integra o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

O coordenador do PPDDH, Igo Martini, destacou a importância de acompanhar as realidades locais: “Fomos às comunidades para avaliar o PPDDH nestes 25 meses em execução, na presença dos defensores e em acompanhamento, e verificar a importância do programa na vida dos defensores e defensoras, além de identificar os desafios e observações apontadas pelos atendidos e atendidas”.

No Quilombo dos Alpes, a presidenta, incluída no programa em 2023, lidera uma comunidade de 130 famílias que enfrentam desafios como tentativas de invasão de terras e episódios de violência. Com o apoio do PPDDH, a comunidade busca resistir e garantir seus direitos.

Na Retomada de Gah Té, a kujá e cacica kaingang, incluída no PPDDH em 2024, lidera a comunidade em Porto Alegre e defende os direitos dos povos originários há mais de 30 anos, com importante reconhecimento acadêmico e envolvimento em pesquisas.

O PPDDH é realizado em parceria entre União e Estados. No RS, a execução ocorre em colaboração com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Em todo o Brasil, o programa conta com a participação ativa da sociedade civil na avaliação dos casos e definição de medidas de proteção.

Foto: Igo Martini