A renda média dos trabalhadores brasileiros registrou aumento no terceiro trimestre de 2024, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A renda habitual média cresceu 3,7% em relação ao mesmo período de 2023, com projeções indicando novos avanços até o fim do ano. Em outubro, o rendimento médio alcançou R$ 3.279, o que representa alta de 1,8% desde julho.
O levantamento, divulgado recentemente no relatório Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do Terceiro Trimestre de 2024, destaca que trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada tiveram os maiores aumentos interanuais: 5,1% e 6,5%, respectivamente.
Os trabalhadores do setor privado com carteira assinada registraram aumento de 3,6% nos salários, enquanto os servidores públicos tiveram um crescimento de 2,6%.
As maiores altas foram observadas no Nordeste (6,2%), principalmente entre pessoas de 25 a 39 anos (4,1%) e com ensino fundamental completo (5,3%).
Outro dado revelado pelo Ipea é que, em 2023, os salários das mulheres chegaram a crescer mais que os dos homens, algo que não se via há anos. No último trimestre daquele ano, os rendimentos femininos subiram 4,2%, enquanto os masculinos avançaram 2,5%.
Fotos: Marcello Casal Jr
