João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebeu ontem (16) a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta condecoração do parlamento gaúcho. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Adão Pretto Filho e aconteceu no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Antes da cerimônia, movimentos sociais realizaram um ato de apoio na Praça da Matriz, em frente à Assembleia Legislativa, reunindo militantes e lideranças em defesa do MST e da reforma agrária popular. Mesmo com tentativas de parlamentares da extrema direita de barrar a entrega da medalha, o evento foi uma forte demonstração da importância do MST para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.
O deputado Adão Pretto destacou a relevância da homenagem, ressaltando a luta histórica do MST pela reforma agrária e reconhecendo a trajetória do movimento em favor da justiça social e dos direitos dos trabalhadores rurais.
Em seu discurso, Stédile afirmou que o MST passa por uma “mudança de paradigma”:
“A reforma agrária não é mais camponesa. Não podemos mais pensar apenas em dividir o latifúndio improdutivo, como manda a constituição federal. A reforma agrária agora deve ser popular, para atender a todo povo, através da defesa da natureza e da produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos.”
A Presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, conterrânea de Stédile, também esteve presente. Ambos são naturais de Lagoa Vermelha.
