A gigantesca tarefa de reconstrução do país passa pelo convencimento de amplos setores da sociedade. Considerando a natureza e a urgência de respostas, destacamos os desafios do governo, dos partidos e dos movimentos sociais comprometidos com esse projeto.
Para o Governo Lula cumprir suas metas é essencial recuperar o controle sobre o orçamento, hoje deslocado para o Congresso Nacional. Outro desafio consiste na valorização e no enraizamento social das políticas públicas como processo participativo, não apenas como estratégia de comunicação. O protagonismo do Brasil nas lutas pela paz, pela democracia e pelo desenvolvimento sustentável merecem maior visibilidade.
Ao PT compete zelar pela realização do programa que elegeu Lula e Alckmin. Isso implica ampliação da capacidade de formulação coletiva, fortalecimento do PT e da Federação Brasil da Esperança, assim como intensificação do diálogo com partidos do campo democrático e popular na defesa das pautas comuns. A realização do PED, neste ano, deve priorizar a preparação do Partido para nova disputa de projeto político-ideológico e eleitoral em 2026.
Os movimentos sociais e populares do campo da esquerda têm mantido lutas fundamentais para a sociedade brasileira. Precisam continuar mobilizados e atuantes, ampliando a articulação de suas pautas específicas com o projeto de reconstrução do Brasil.
A natureza das funções do Governo, do Partido e dos movimentos garante sua autonomia. Ao mesmo tempo, pressupõe unidade em torno do compromisso com o mesmo projeto de sociedade para o presente e para o futuro.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS
