O Governo Lula apresentou às universidades federais a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta durante sua presidência no G20. A iniciativa busca mobilizar recursos e compartilhar políticas públicas e tecnologias sociais para enfrentar a fome e a pobreza no mundo.
Durante a 203ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), realizada por videoconferência, o ministro substituto do Desenvolvimento e Assistência Social, Osmar Júnior, destacou os pilares da Aliança: o compromisso de cada país em adotar políticas eficazes, o apoio financeiro de nações desenvolvidas e a cooperação técnica com base em estudos e boas práticas.
“As universidades têm um papel fundamental na produção do conhecimento científico necessário para superarmos a fome e a pobreza no mundo”, afirmou Osmar Júnior, reforçando a importância da Andifes como articuladora.
Três universidades federais já formalizaram a adesão: UFRGS, UFG e UFSC. A parceria foi oficializada em dezembro, com a presença do ministro Wellington Dias.
Neste ano, o governo brasileiro pretende promover a Aliança globalmente, utilizando as universidades como parceiras para implementar políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
A reunião também abordou tecnologias para acompanhar a trajetória acadêmica e reduzir a evasão no ensino superior.
