Notícia

PGR DENUNCIA BOLSONARO E MAIS 33 POR TENTATIVA DE GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA

19/02/2025 12h36

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ontem (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) Jair Bolsonaro e outros 33 envolvidos na trama golpista que atentou contra o Estado Democrático de Direito e as instituições brasileiras. Entre os acusados, destacam-se o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

A denúncia, fundamentada no inquérito da Polícia Federal, revela uma articulação criminosa para impedir a posse do presidente Lula. Essa tentativa de golpe de Estado é mais um capítulo vergonhoso na trajetória de ataques sistemáticos promovidos por Bolsonaro contra as conquistas democráticas que tanto custaram ao Brasil.

“O presidente da República [Bolsonaro] adotou crescente tom de ruptura com a normalidade institucional nos seus repetidos pronunciamentos públicos em que se mostrava descontente com decisões de tribunais superiores e com o sistema eleitoral eletrônico em vigor. Essa escalada ganhou impulso mais notável quando Luiz Inácio Lula da Silva, visto como o mais forte contendor na disputa eleitoral de 2022, tornou-se elegível, em virtude da anulação de condenações criminais”, apontou o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A denúncia será analisada pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Caso seja aceita, Bolsonaro e os demais envolvidos se tornarão réus e responderão a uma ação penal.

Para a presidenta estadual do PT do RS, Juçara Dutra Vieira, “Esta denúncia é fundamental para que a tentativa de golpe de estado e de ataque frontal à democracia sejam tratadas com a seriedade que a história exige e a sociedade brasileira merece.”

Foto: Montagem usando imagens das Agências Brasil e Câmara