A centralidade que o governo Lula está atribuindo ao barateamento do custo dos alimentos deveria sensibilizar gestores de todas as esferas. Como, aliás, foram absorvidas, pela maioria das prefeituras municipais, políticas públicas nacionais, como o Bolsa Família. Não são poucas as famílias que, ao receberem o benefício, também o atribuem ao gestor mais próximo.
No caso do barateamento dos alimentos, é necessária a ampla adesão dos estados. Por isso, é oportuna a iniciativa do líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Miguel Rossetto, instando o governo estadual a isentar de ICMS produtos da cesta básica ainda tributados no RS.
Nenhum estado brasileiro recebeu tanta atenção do governo federal no combate aos impactos das enchentes como o RS. Além dos auxílios diretos e financiamentos acessíveis à população, a suspensão, por três anos, da dívida do estado para com a União representa uma economia de bilhões de reais.
É de esperar-se que, agora, o estado faça a sua parte para que os preços dos alimentos continuem a cair. Isso também beneficiará nossa produção primária e, principalmente, contribuirá para a elevação da qualidade de vida da população gaúcha.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS
