Notícia

FESTA DA COLHEITA DO ARROZ AGROECOLÓGICO REÚNE MILHARES DE PESSOAS NO RS

20/03/2025 14h23

Após os desafios impostos pelas enchentes de 2023 e 2024, a 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico reuniu cerca de 5 mil pessoas nesta quinta-feira (20) no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. O evento celebrou a produção da safra 2024/2025, estimada em 14 mil toneladas do grão cultivado de forma agroecológica.

A festa, realizada anualmente pelo MST no Rio Grande do Sul, marca a força da agricultura camponesa e a soberania alimentar. São 290 famílias assentadas produzindo arroz agroecológico em 2.850 hectares e outros 800 em conversão nos municípios de Viamão, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Charqueadas, Guaíba, Tapes e São Gabriel.

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Edegar Pretto, e João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST, participaram da programação ao lado de lideranças políticas e dos movimentos sociais. A presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, também esteve presente.

A produção de arroz agroecológico do MST, reconhecida como a maior da América Latina, enfrentou perdas severas com as enchentes do último ano. Em 2024, a semeadura foi adiada e a tradicional festa precisou ser substituída por um seminário sobre mudanças climáticas. Agora, a retomada da colheita reforça a resiliência dos agricultores assentados e a importância da produção sustentável e cooperada.