O setor de serviços voltou a crescer em fevereiro, com alta de 0,8% em relação a janeiro, segundo o IBGE. O resultado reverte a queda do início do ano e mantém o ritmo positivo da economia. Em relação a fevereiro de 2024, o crescimento foi de 4,2%. Já são 11 meses seguidos de alta, com o setor operando 16,2% acima do nível pré-pandemia.
No acumulado de 12 meses, a expansão foi de 2,8%. Segundo o IBGE, “em fevereiro, o setor de serviços mostrou um crescimento disseminado, com quatro das cinco atividades pesquisadas tendo resultados positivos”. Os principais destaques foram os serviços de informação e comunicação, que cresceram 1,8%, puxados por áreas como TI, licenciamento de softwares e tratamento de dados.
Também apresentaram desempenho positivo os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), os classificados como outros serviços (2,2%) e os prestados às famílias (0,5%). A única queda foi no setor de transportes (-0,1%), com retração nos serviços postais e transporte coletivo, ainda que o transporte de cargas tenha crescido 1,2% no mês.
O turismo também reagiu após a queda em janeiro. Cresceu 2,9% em fevereiro e segue 9,7% acima do nível pré-pandemia. A redução no preço das passagens aéreas foi um dos fatores que impulsionaram o setor.
O avanço foi registrado em 21 das 27 unidades da federação. O Rio Grande do Sul teve queda de 14%.
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
