Agora ficou mais fácil acompanhar a saúde das crianças: pais, mães, responsáveis e cuidadores/as já podem acessar, pelo aplicativo Meu SUS Digital, uma nova versão da Caderneta de Saúde da Criança. A ferramenta reúne, em um só lugar, dados sobre vacinação, crescimento, desenvolvimento e histórico de atendimentos, além de enviar lembretes sobre futuras doses de vacinas.
O formato físico continua sendo distribuído normalmente nas unidades do SUS. A versão digital surge como um complemento, ampliando o acesso às informações e integrando os registros diretamente com os sistemas da Atenção Primária.
“Não apenas as informações estão lá disponíveis, como são interativas e estão integradas com o prontuário eletrônico da Atenção Primária à Saúde. Então, na medida em que a criança é acompanhada na atenção básica, e o profissional faz os registros do acompanhamento das informações mais importantes sobre a saúde da criança, isso passa a estar disponível na caderneta digital, em tempo real, no Meu SUS Digital”, afirmou Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
A área de Cuidados da Família também está no aplicativo e traz orientações práticas sobre temas essenciais para o bem-estar infantil: amamentação, alimentação saudável, prevenção de acidentes, uso de eletrônicos, violência, prematuridade e muito mais.
Ana Estela destaca que os dados de atendimentos passados também serão incorporados: “Para que a gente não perca o acompanhamento de nenhuma criança, a caderneta física continua sendo distribuída. A vantagem da digital, entretanto, é a disponibilidade que rompe a barreira física e de tempo, além da interação”.
Para utilizar o recurso, é preciso que o/a responsável e a criança tenham contas ativas no Gov.br. Basta acessar o app, entrar na seção Miniapps, selecionar “Caderneta da Criança” e seguir o passo a passo para vincular o CPF da criança ao perfil do responsável.
Foto: Diego Campos / Secom / PR
