O Governo Lula divulgou na última sexta-feira, 9 de maio, o cronograma do Enem 2025, exame que é hoje uma das principais ferramentas de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil. As inscrições acontecem de 26 de maio a 6 de junho. As provas serão aplicadas em dois domingos: 9 e 16 de novembro.
O edital com mais detalhes, como o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento, será publicado em breve. Já o prazo para solicitar isenção da taxa terminou no dia 2 de maio.
Durante o anúncio, o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou a importância da participação no exame: “Tanto você que está no terceiro ano do ensino médio, vai concluir, que já concluiu o ensino médio e que quer ter a oportunidade de ir para a universidade, não percam a oportunidade. Jovens brasileiros e brasileiras, Enem 2025, data de inscrição de 26 de maio a 6 de junho, e as provas serão dia 9 e 16 de novembro”.
Criado há mais de 20 anos, o Enem avalia o desempenho de estudantes ao final da educação básica e é utilizado em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. Além disso, diversas universidades públicas e privadas usam as notas do exame como critério único ou complementar em seus processos seletivos.
O resultado individual também pode ser usado em instituições portuguesas conveniadas ao Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
