Governo Lula Notícia

LULA REFORÇA PARCERIA COM A CHINA E DESTACA INVESTIMENTOS

15/05/2025 7h15

Durante viagem oficial à China, o presidente Lula destacou o fortalecimento das relações bilaterais e a ampliação de parcerias estratégicas com o país asiático. Foram assinados 20 acordos e adotados outros 17 documentos que preveem cooperação para os próximos 50 anos em áreas como infraestrutura, inovação, saúde e meio ambiente.

“A nossa relação com a China é muito estratégica. A gente quer aprender e, também, atrair mais investimentos para o Brasil”, afirmou Lula, ressaltando o interesse brasileiro por áreas como inteligência artificial, transporte de massa e tecnologias limpas.

A visita também marcou a assinatura de acordos para a criação de centros de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia renovável e vacinas, além de novos aportes na produção de SAF e de Insumos Farmacêuticos Ativos. “Nós também queremos trocar produtos com maior valor agregado e, por isso, queremos que os chineses nos ajudem a dar esse avanço no desenvolvimento tecnológico que precisamos”, disse o presidente.

Lula reafirmou a importância do BRICS como espaço de inclusão no sistema internacional e da parceria com a China no apoio ao desenvolvimento de infraestrutura regional. “O apoio chinês é decisivo para tirar do papel rodovias, ferrovias, portos e linhas de transmissão”, destacou.

Desde 2003, o Brasil tem sido o principal destino dos investimentos chineses na América Latina. De acordo com o Conselho Empresarial Brasil-China, os aportes somam mais de US$ 73 bilhões, distribuídos em 264 projetos nas cinco regiões do país.

Foto: Ricardo Stuckert / PR