Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) intensificou a fiscalização em postos de combustível de Porto Alegre, em uma operação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Polícia Civil do RS. A ação teve como foco combater fraudes eletrônicas em bombas medidoras e proteger o/a consumidor/a.
Durante a operação, foram encontrados dois bicos com erros de medição muito acima do permitido. As placas eletrônicas foram apreendidas e serão analisadas por laboratório especializado. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar os indícios de fraude, enquanto o Inmetro abriu processo administrativo que pode resultar em multa de até R$ 1,5 milhão.
Segundo o superintendente Omer Pohlmann Filho, “nossa missão é garantir que cada litro pago pelo consumidor seja, de fato, entregue. A utilização desses dispositivos é um crime contra o consumidor e contra a sociedade”.
A atuação da Surrs busca fortalecer a confiança de consumidores/as, que ao identificar o selo do Inmetro, podem abastecer com mais segurança.
Pohlmann Filho destacou ainda que “a Superintendência do Inmetro no estado do Rio Grande do Sul (Surrs) seguirá intensificando as operações e aprimorando os métodos de fiscalização para combater fraudes eletrônicas em bombas de combustível”.
