Organizado pelo PT, PCdoB, PV, PSOL, PDT, Rede, PSB e PSTU, em mais um dia de mobilização, um ato em defesa da soberania nacional e por justiça tributária ocupou a Esquina Democrática, em Porto Alegre, no final da tarde de ontem (14). A manifestação faz parte de uma jornada nacional de protestos contra as ameaças de taxação dos produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos.
O protesto denunciou a imposição de tarifas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, como um ataque à economia e à soberania do Brasil. Os/as manifestantes apontaram a articulação de setores da extrema-direita brasileira, alinhados a interesses estrangeiros, como uma ameaça à democracia e ao desenvolvimento do país.
Com o tema “Taxar os bilionários, não o povo brasileiro!”, o ato defendeu que a resposta à crise não pode ser o sacrifício da classe trabalhadora. As pautas centrais foram a luta por uma reforma tributária justa, que taxe as grandes fortunas, e a defesa de direitos trabalhistas, como o fim da escala 6×1.
A manifestação contou com a presença de diversas lideranças políticas e sociais. Representando os partidos, estiveram presentes a presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, a deputada Luciana Genro (PSOL), Antônio Augusto (PCdoB), Vicente Selistre (PSB), Rejane de Oliveira (PSTU) e Gabriela Ortiz (PDT). Também participaram as deputadas estaduais Sofia Cavedon (PT) e Laura Sito (PT). As centrais sindicais também estiveram representadas, com Éder Pereira da Silva (CTB) e Amarildo Cenci (CUT).
A manifestação reforçou a mensagem de que a defesa do Brasil é inseparável da luta por um modelo econômico que proteja o povo trabalhador e promova a justiça social. Ao final do ato, em um gesto simbólico, manifestantes atearam fogo a uma bandeira dos Estados Unidos.
