Notícia Soberania Nacional

CENTRAIS E MOVIMENTOS CONVOCAM PARA ATO EM DEFESA DA SOBERANIA NESTA SEXTA (1º), EM PORTO ALEGRE

01/08/2025 7h21

Centrais sindicais, movimentos populares e partidos do campo popular democrático realizam, nesta sexta-feira (1º), o Dia Nacional de Mobilização pela Soberania Nacional. Em Porto Alegre, o ato está marcado para às 17h, na Esquina Democrática, e protesta contra os ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, à soberania brasileira.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, destaca a importância da mobilização popular. “A nossa resposta precisa ser nas ruas, não podemos baixar a cabeça e ceder aos ataques de Trump e da família Bolsonaro na nossa democracia. Estamos diante de um ataque à soberania nacional, um ataque contra a população e aos trabalhadores e trabalhadoras que também serão afetados pela taxação. Queremos cobrar que medidas de amparo aos empregos sejam criadas pelo governo”, pontua.

Além da defesa da soberania nacional, o ato unifica diversas pautas da classe trabalhadora. Justiça tributária, com a taxação dos super-ricos, e o fim da escala de trabalho 6×1, em defesa de condições mais dignas de vida para os trabalhadores e trabalhadoras. A mobilização também levanta a bandeira da solidariedade internacional, exigindo o fim do genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.