Artigo Presidência do PT-RS

A FOME COMO ARMA

27/07/2025 20h44
A sofisticação das ferramentas e dos produtos da inteligência artificial (IA) não tem dispensado uma das mais antigas e rudimentares, porém, muito eficazes armas de guerra: a fome. Está ocorrendo em Gaza sob o olhar atônito da própria ONU, cuja composição – e poder de veto de seu Conselho de Segurança – não permite alimentar expectativas de sanções ao agressor.
 
Ainda assim, a ONU é o organismo com capacidade de dar ressonância internacional às questões relacionadas aos direitos humanos. Por isso, vale ressaltar o alerta do Secretário-Geral, Antônio Guterres, sobre “o colapso dos últimos recursos que mantêm as pessoas vivas”, bem como a obrigação de Israel em “permitir e facilitar, por todos os meios à sua disposição, a ajuda humanitária das Nações Unidas e de outras organizações humanitárias”. (*)
 
A fome, abominada como arma de guerra, é justificada, em outros contextos, sob vários argumentos: pobreza, desigualdade social, crises climáticas, entre outros. Essas, porém, são constitutivas do capitalismo neoliberal, cujas consequências são atribuídas a fatos e circunstâncias, mas cujos pressupostos são, quase sempre, propositalmente omitidos.
 
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS