No último dia 02 de maio, o deputado federal Paulo Pimenta, que exerceu a função de ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande, fez uma proposta ao governador Eduardo Leite: participar de uma caravana, visitando moradores/as atingidos/as pela enchente do ano passado que já conseguiram suas moradias, graças ao governo federal. A proposta foi feita no programa “Pampa Debates” da TV Pampa, do qual participaram, também, Maneco Hassen, Secretário da Reconstrução do Governo Federal, Gilberto Barichello, Presidente do Grupo Hospitalar Conceição e o Advogado Claudio Lamachia.
Contra as evidências, o governador declarou que não houve entrega de casas. A memória seletiva do governador também o impede de dizer que o Governo Lula injetou 111 bilhões de reais na economia do nosso estado. E que a interrupção do pagamento da dívida do estado para com a União tem grande e positivo impacto sobre as finanças públicas do RS.
A tragédia que nos atingiu em 2024 trouxe-nos muitas advertências: necessidade de políticas efetivas de proteção à natureza e ao meio ambiente, investimento em prevenção, transparência nas informações de interesse público. Cooperação entre os governos municipais, estadual e federal faz bem ao Rio Grande; a verdade também!
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS
