Notícia

ATO HOMENAGEIA VÍTIMAS DA DITADURA E COBRA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA

02/04/2025 7h15

Ontem (01/04), ao meio-dia, lideranças políticas, sociais e sindicais se reuniram no Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, em Porto Alegre, para um ato em memória dos homens e mulheres que lutaram pela liberdade. O evento reforçou o compromisso com a memória, a justiça e a democracia, e reuniu diversas representações.

O ato teve apoio de partidos como PT, PCdoB, PSOL, PDT, PV, REDE e PTB, além de entidades como CUT, CTB, ADUFRGS-Sindical, MST e CONAM.
Coordenado pelo ex-deputado Raul Carrion (PCdoB) e pela presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, o ato contou com a presença de Sérgio Bittencourt (AEPPP-RS), Jair Krischke (MJDH), Júlio Alt (CEDH-RS), Renata Baggio (CMVESP-UFRGS), vereador Erick Denil (CDHUSDC-CMPA/PCdoB), deputada Laura Sito (CCDH-ALERS/PT), Vieira da Cunha (FCS/PDT), Rodrigo de Medeiros (Ouvidoria Geral da DPE-RS), Leonardo Kauer (Comissão da Anistia) e Getúlio Vargas Jr (CONAM).

Também participaram os vereadores de Porto Alegre Giovani Culau (PCdoB), Pedro Ruas (PSOL), Juliana Souza (PT) e Rafael Fleck (MDB), além de Gabriel Fernandes (PDT/Tramandaí), a ex-vereadora Abigail Pereira (PCdoB) e o ex-vereador Guilherme Barbosa (PT). As deputadas Daiana Santos (PCdoB) e Bruna Rodrigues (PCdoB), assim como o deputado Luiz Marenco (PDT), enviaram representantes.

Em unidade, os discursos denunciaram os crimes da ditadura, rejeitaram a impunidade para golpistas e destacaram a resistência popular que levou à redemocratização. Houve cobrança à prefeitura pela recuperação do Monumento, que está pichado e deteriorado.

O encerramento foi marcado por um gesto simbólico: 20 rosas vermelhas foram depositadas no local, em memória dos 20 gaúchos assassinados pela ditadura.

Com conteúdo do texto publicado originalmente por Raul Carrion
Foto: Jonathan Hirano