Notícia

AULA PÚBLICA MARCA ABERTURA DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2025

21/01/2025 7h09

Ontem (20), o Fórum Social Mundial 2025 teve início com uma aula pública na Praça da Matriz, em Porto Alegre. O evento reuniu diversas lideranças e intelectuais para refletir sobre os desafios da democracia em tempos de crise, abordando o avanço do autoritarismo, a crise do capitalismo e a transição para um cenário internacional multipolar.

Intitulada “Democracia em Tempos de Crise”, a aula foi conduzida por Tarso Genro, ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro pelo PT, e Socorro Gomes, ex-deputada constituinte e ex-presidenta do Conselho Mundial da Paz. A mediação ficou a cargo de Jorge Branco, do Instituto Novos Paradigmas (INP), e contou com apresentações culturais como o grupo de rap Rima das Minas.

A abertura do FSM 2025 reforça a tradição de Porto Alegre como sede de grandes debates globais, iniciada em 2001, quando o primeiro Fórum Social Mundial foi realizado na cidade, durante um governo petista. Desde então, a capital gaúcha se consolidou como palco de articulações por justiça social, ambiental e democrática.

As atividades do Fórum continuam hoje (21), com uma programação diversificada que aborda temas como democracia, governança global, mudanças climáticas, trabalho decente e os desafios dos movimentos socioambientais.

O Fórum é organizado por uma ampla rede de movimentos e entidades, como o INP, CUT-RS, Associação Cultural José Martí, Levante Popular da Juventude, UNEGRO, e outros. Além disso, busca fortalecer a agenda de lutas do Sul Global e preparar a participação das organizações na COP30, em novembro, e no FSM de Porto Novo, no Benin, em 2026.