Governo Lula Notícia

BRASIL DEVE COLHER A MAIOR SAFRA DE GRÃOS DA HISTÓRIA, APONTA EDEGAR PRETTO

17/04/2025 7h20

“Nunca o Brasil colheu uma safra dessa magnitude”, afirmou Edegar Pretto, presidente da Conab, ao comentar o novo momento da agricultura brasileira com o governo Lula. Em entrevista à TVPT, ele destacou que o país caminha para uma super safra de 330 milhões de toneladas, um aumento de 10,9% em relação ao ano passado.

Esse resultado expressivo é reflexo da retomada de políticas públicas estruturantes. A Conab, que sofreu tentativas de extinção no governo anterior, voltou a atuar com força total. “A Conab voltou a ser um dos grandes instrumentos do governo federal para acabar com a fome outra vez”, afirmou Pretto.

O Plano Safra atual, com o maior volume de recursos da história — R$ 594 bilhões —, está sendo viabilizado com a participação de agricultores e agricultoras de todo o país. “A força do homem e da mulher do campo junto com a mão amiga do governo do presidente Lula estão operacionalizando o Plano Safra recorde”, disse.

A produção de arroz cresceu mais de 14% e a de feijão 2% neste ano. Desde a volta do presidente Lula, a produção de feijão acumula alta de 9%. “E quem quiser plantar arroz e feijão o juro agora é 3% ao ano e se produzir de uma forma agroecológica, o juro é 2% ao ano. Esse é o governo do presidente Lula”, destacou Pretto.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recriado por Lula, já soma R$ 1,4 bilhão operacionalizados, com destaque para a participação das mulheres: 80% das propostas aprovadas em 2024 são de agricultoras. “Mulheres agricultoras do Brasil, vocês são gigantes”, celebrou.

Com os estoques recompostos e as compras públicas voltadas à agricultura familiar, a Conab garante alimentos a mais de 5.200 unidades públicas, favorece preços mais justos e reforça o combate à fome. “Estamos comprando comida boa da agricultura familiar, pagando um preço justo e ajudando o agricultor a se viabilizar economicamente”, concluiu.

Foto: Francisco Stuckert/Conab