Em missão oficial ao Uruguai, a comitiva gaúcha liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), participou de uma reunião de trabalho com o ministro das Relações Exteriores, Mário Lubetkin, ontem (28/5), em Montevidéu. A principal pauta foi a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116/RS, uma demanda histórica para ampliar a integração entre os dois países.
O grupo também tratou da implantação da Hidrovia da Lagoa Mirim e de melhorias nas rodovias da trans campesina. Saúde e educação nas cidades da fronteira foram outros temas abordados. No primeiro dia da agenda internacional, a comitiva analisou o andamento das obras da nova ponte, que terá 419 metros de extensão e 12,7 quilômetros de acessos no lado brasileiro. A estrutura é considerada estratégica para o escoamento da produção, o turismo e a consolidação de rotas comerciais no Mercosul.
Segundo Pepe Vargas, os temas devem ter novos desdobramentos já nesta quarta-feira: “Devemos seguir avançando nas discussões com o governo uruguaio sobre dificuldades enfrentadas por brasileiros e brasileiras de Barra do Quaraí no acesso a serviços de saúde em Bella Unión”.
A reunião também contou com a presença do deputado Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, além dos prefeitos Fernando Marroni (Pelotas) e Luiz Fernando Mainardi (Bagé). Pelo governo uruguaio, participaram o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Alfredo Fratti, e a ministra dos Transportes e Obras Públicas, Lúcia Etcheverry.
Fonte: PT na Assembleia RS – Silvana Gonçalves (MTE 6193)
Foto: Lauro Alves/ALRS
