Notícia

Câmara dos Deputados: Petistas tomam posse e reafirmam compromisso com um Brasil para todas e todos

02/02/2023 14h00

Com o desafio de aprovar propostas fundamentais para melhorar a vida do povo brasileiro e ajudar o governo Lula a reconstruir o Brasil e trazer de volta o desenvolvimento econômico e social. PT ampliou em 13 parlamentares a sua bancada na Câmara. O partido será representado na Casa por 18 mulheres e 50 homens. Entre os 68 nomes do partido na Câmara Federal 6 são do Rio Grande do Sul, são eles: Alexandre Lindenmeyer, Denise Pessôa, Dionilso Marcon, Elvino Bohn Gass, Maria do Rosário e Paulo Pimenta, o deputado mais votado do PT nas últimas quatro eleições, que a convite do Presidente Lula tomou posse como Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no seu lugar na Câmara, a companheira Reginete Bispo assumirá como deputada federal.

 

Compromisso com o Brasil

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), reforçou o compromisso da bancada na defesa do governo Lula para garantir que o Brasil “rume para o desenvolvimento econômico e social, com justiça, dignidade e paz para nosso povo”. Ela frisou que é desta forma que as propostas e causas que sempre foram defendidas pelo Partido dos Trabalhadores serão implementadas.

“Queremos que o povo volte a comer, que tenha emprego e renda, que tenha dignidade. É isso que nos motiva e nos move”, completou Gleisi Hoffmann.

 

Festa da democracia

O novo líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), destacou que o dia era de festa para democracia. “ Hoje estamos assumindo por mais quatro anos o compromisso com o Brasil”, afirmou. O esforço, segundo o líder, é construir a governabilidade necessária para o governo Lula atuar na retomada das transformações que o País precisa.

 

Eleição da Mesa Diretora: Maria do Rosário encarna os ideais de união e reconstrução do Brasil, afirmam petistas

Parlamentares da Bancada do PT que tomaram posse nesta quarta-feira (1º) para a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados, reafirmaram seu apoio e compromisso à eleição da deputada Maria do Rosário à 2ª Secretária na Mesa Diretora da Câmara. Segundo os parlamentares, além da importância de eleger a única mulher candidata a um cargo na direção da Casa, a petista também representará na função o compromisso de união e reconstrução do País firmado pelo governo do presidente Lula.

 

PT engrossa a fileira das mulheres na Câmara Federal com ampliação de 90% da bancada

Em 2018, o PT já tinha feito história ao eleger dez deputadas, sendo a maior bancada feminina da legislatura. Mas não paramos de avançar. Em 2022, o partido elegeu 18 deputadas federais sendo, 3 do Rio Grande do Sul. O partido ampliou a própria bancada feminina em 90%.

 

Protagonismo das Mulheres Negras do PT

Os destaques são para a bancada de mulheres negras eleitas pelo PT para a Câmara Federal composta por 8 parlamentares: Denise Pessôa e Reginete Bispo, as primeiras deputadas federais negras do Rio Grande do Sul, seguidas por Carol Dartora (PR), Jackeline Rocha (ES) também pioneiras em seus estados, Ivoneide Caetano (BA), Dilvanda Faro (PA), Dandara Tonantzin (MG), e fortalecida pela reeleição de Benedita da Silva (RJ).

 

Conheça o perfil das deputadas e deputados gaúchos eleitos que irão compor a bancada do PT em defesa da democracia:

Denise Pessoa – é arquiteta com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades e especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas. Foi eleita vereadora e já foi presidenta da Câmara de Caxias do Sul. Entrou na política aos 25 anos – na época, a mais jovem parlamentar do município. Passou por uma legislatura em que foi a única vereadora, em 2012, e foi eleita quatro vezes para a vereança.

Maria do Rosário – é pedagoga, mestre em Educação e doutora em Ciência Política pela UFGRS, professora e política brasileira, e reconhecida pelo seu trabalho como defensora dos direitos humanos. Foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff. Maria do Rosário foi eleita vereadora de Porto Alegre duas vezes, disputou a prefeitura em 2008 e vai exercer o sexto mandato como deputada federal pelo RS.

Reginete Bispo – é cientista social, atuante no Instituto Akanni e Consulesa Honorária do Senegal. Ela já foi suplente de vereadora pelo PT e disputou o Senado, ficando na suplência do Senador Paulo Paim. Em 2022, disputou para deputada federal e se tornou suplente de Paulo Pimenta, que assumiu o comando da Secom no governo federal.

Alexandre Lindenmeyer – é rio-grandino, advogado formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Já exerceu mandatos como vereador, deputado estadual e prefeito de Rio Grande (RS) por oito anos, de 2013 a 2020. Agora, assume seu primeiro mandato de deputado federal após ter sido eleito com 93.768 votos.

Dionilso Marcon – é assentado pela Reforma Agrária. Natural de Rondinha, é filho de pequeno produtor rural, e desde jovem se destacou na luta pelos pequenos agricultores e Sem-Terras. Iniciou sua trajetória política em 1987, na Pastoral da Juventude da Paróquia de Ronda Alta e fez parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Depois, ampliando sua luta, foi integrante da Direção Estadual do MST.

Elvino Bohn Gass – é formado em Estudos Sociais e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Sou um agricultor familiar que teve a chance de estudar. Fui sindicalista, professor e estou deputado”.

 

Fotos: Gabriel Paiva/PT na Câmara/Divulgação