Associado às lutas operárias do início do século XX, o 8 de março simboliza muitas outras que as precederam em vários contextos. Foram lutas econômicas, políticas, ideológicas e culturais – como as das socialistas, das sufragistas, das feministas – que instituíram pautas fundamentais para a emancipação das mulheres e a busca da igualdade de gênero.
Ao lado dessas, surgem outras, igualmente desafiadoras. Os subprodutos do capitalismo, como o desemprego estrutural, a destruição ambiental e a xenofobia atingem, especialmente, mulheres e crianças. O ressurgimento do fascismo compromete pactuações democráticas e desqualifica conquistas culturais e científicas. As mudanças climáticas atingem todo o planeta, especialmente os/as mais vulneráveis.
Por isso, neste 8 de março, precisamos saudar e estimular a participação política das mulheres, pois as alternativas de futuro são fruto de escolhas políticas. Neste último processo eleitoral, elegemos uma prefeita e muitas companheiras vereadoras. Temos mulheres presidindo o Partido nos municípios e nas coordenações regionais.
Conjuntural e internamente, precisamos contribuir para que o PED seja mobilizador das propostas emancipadoras para a classe trabalhadora e para que a participação política das mulheres seja, cada vez mais, construtora de relações sociais mais igualitárias para os/as que estamos aqui e os/as que virão.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT-RS
