Na noite de ontem (3), o Diretório Estadual do PT-RS reuniu-se no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o Processo de Eleições Diretas do PT 2025 (PED), a conjuntura política nacional e internacional e os desafios do partido para este ano e para 2026. O senador Humberto Costa, presidente nacional do PT, participou da reunião.
Em sua fala, Humberto Costa criticou a política tarifária do governo Trump e defendeu a aprovação de uma legislação que permita retaliação contra taxações que prejudiquem os interesses nacionais. Também apresentou as perspectivas para o PED 2025, ressaltando a necessidade de ampliar a participação popular e fortalecer alternativas para políticas públicas.
A reunião foi conduzida pela presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, e pelo secretário-geral do partido no estado, Carlos Pestana Neto, contando com a participação do Secretário-Geral do PT Nacional, Henrique Fontana, do deputado Pepe Vargas, presidente da ALRS, da deputada federal Denise Pessôa, da deputada estadual Laura Sito, do deputado estadual Leonel Radde, da vereadora de Porto Alegre Juliana de Souza e da candidata a vice-prefeita em 2024, Tamyres Filgueira, além de integrantes do Diretório Estadual e da Comissão Executiva.
Os debates incluíram a análise dos dois primeiros anos do governo Lula, com balanço dos avanços e desafios do período.
Hoje (4), Humberto Costa concederá entrevista coletiva na sede do Diretório Estadual para tratar dos temas discutidos na reunião e outros assuntos.
