Notícia

COM LULA E EDINHO SILVA, ENCONTRO NACIONAL DO PT APONTA PARA O FUTURO COM UNIDADE E DEFESA DA SOBERANIA

04/08/2025 2h52

O 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, realizado em Brasília, consolidou um novo ciclo de unidade e luta para a legenda. O evento deu posse a Edinho Silva como novo presidente nacional e contou com a participação do presidente Lula, que traçou os desafios do próximo período: fortalecer o partido, aprofundar as conquistas do governo e defender a soberania do Brasil contra ataques externos e seus aliados internos.

Em sua fala, Lula convocou a militância a disputar a narrativa sobre o que é a democracia, que precisa ser sentida de forma concreta na vida do povo. “A democracia tem que dar para o povo alguma coisa prática, material. Ele quer trabalhar e ter um bom emprego, ele quer comer e ter boa comida, ele quer morar e ter boa moradia, ele quer estudar”, afirmou. Lula também condenou duramente a postura de parlamentares bolsonaristas que apoiam as sanções dos EUA: “Eles estão traindo o povo brasileiro. Renunciar ao mandato de deputado para ir lá, ficar lambendo as botas do Trump e pedindo para ele taxar o Brasil mais alto. Quem defende este país somos nós”, rebateu.

O novo presidente nacional, Edinho Silva, reforçou a necessidade de um partido organizado e com agenda própria. Ele defendeu que “mandato não pode substituir instância partidária” e conclamou à retomada dos núcleos de base como espaços de formulação e disputa de consciência. “Quero ser o presidente do maior partido de esquerda da América Latina. Mas quero, acima de tudo, ser presidente de um partido vivo, atuante e comprometido com o povo”, declarou Edinho, que apontou como principal adversário o fascismo representado por Donald Trump.

O encontro reafirmou a força da militância petista e a unidade das diversas correntes internas para os desafios futuros, como a reeleição de Lula em 2026 e a retomada de um projeto popular para o Brasil.

Foto: Ricardo Stuckert / PR