Governo Lula Notícia

CONSTRUÇÃO CIVIL ALCANÇA MAIOR ÍNDICE DE CAPACIDADE OPERACIONAL DESDE 2013

26/11/2024 7h15

Em outubro, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da construção civil chegou a 70%, maior índice para o mês desde 2013. O resultado, divulgado ontem (25) pela CNI e pela CBIC, reflete os impactos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que busca contratar 2 milhões de moradias até 2026.

A UCO de outubro ficou seis pontos acima da média histórica do mês (64%), com destaque para:

  • Construção de edifícios: 64% (média de 61%);
  • Obras de infraestrutura: 68% (média de 62%);
  • Serviços especializados: 71% (média de 66%).

“O setor está vivendo um momento importante, com crescimento significativo nas contratações e na compra de materiais ligados à construção, sobretudo com relação à construção de edifícios, que ganhou impulso com as mudanças realizadas no programa Minha Casa, Minha Vida, que acontecem desde o fim do ano passado”, explica Marcelo Azevedo, da CNI.

O nível de atividade também superou a média histórica, atingindo 48,7 pontos em outubro. O índice de emprego fechou o mês em 47,5 pontos, 1,2 ponto acima da média.

Apesar de um ajuste em novembro, as expectativas para os próximos seis meses seguem positivas. Todos os índices estão acima de 50 pontos, incluindo o de nível de atividade (52) e o de novos empreendimentos (51,7).

A intenção de investimento recuou para 45,8 pontos, mas permanece 8 pontos acima da média histórica, refletindo o otimismo do setor.

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) marcou 53,8 pontos, com empresários de obras de infraestrutura mostrando maior confiança, enquanto os de edifícios e serviços especializados registraram leve queda.

A pesquisa ouviu 332 empresas entre 1º e 12 de novembro.