As candidaturas à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores se encontraram ontem (13), em Porto Alegre, para mais um debate sobre os rumos do partido e as estratégias para as eleições de 2026. Participaram Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120).
Durante o debate, os quatro apresentaram suas propostas para o fortalecimento do PT, alinhado à construção de um projeto nacional em torno da reeleição do presidente Lula. A ordem de fala foi definida por sorteio, com as primeiras exposições feitas por Valter Pomar, Romênio Pereira, Rui Falcão e Edinho Silva. Entre os temas abordados estiveram o combate à extrema direita, o aperfeiçoamento da política partidária, as eleições de 2026 e a situação na Faixa de Gaza sob ataque do governo extremista de Israel.
Em nova rodada, também sorteada, as candidaturas responderam à mesma pergunta: como o partido deve atuar no enfrentamento à criminalização dos movimentos sociais e na defesa das minorias.
A mediação foi realizada por Camila Moreno, da Executiva Nacional do PT, e pela presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira. Também acompanharam o debate os/as candidatos/as à presidência estadual do PT Júlio Quadros, Marcelo Carlini, Sofia Cavedon, Stela Farias, Thiago Braga e Valdeci Oliveira. Estiveram presentes ainda a deputada federal e secretária nacional de Formação do PT, Maria do Rosário; a deputada federal Denise Pessôa; o secretário-geral do PT, Henrique Fontana; a deputada estadual Laura Sito; o deputado estadual Adão Pretto; o deputado estadual Halley Lino, o presidente da Conab, Edegar Pretto; o ex-deputado Raul Pont e o ex-governador Olívio Dutra.
