Governo Lula Notícia

DEBATE SOBRE O PAMPA ENCERRA CICLO DE PLENÁRIAS DO PLANO CLIMA PARTICIPATIVO

18/09/2024 1h05

Representantes do Governo Federal estiveram em Porto Alegre nesta segunda-feira, 16 de setembro, no auditório da Faculdade de Educação da UFRGS, para discutir a proteção do Pampa durante a última plenária do Plano Clima Participativo. Especialistas em meio ambiente, movimentos sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil participaram do encontro.

O ciclo de plenárias, iniciado em Brasília no dia 30 de julho, passou por sete biomas brasileiros, incluindo a Caatinga, o Pantanal e a Amazônia. A iniciativa busca orientar a política climática do Brasil até 2035, com propostas vindas da sociedade civil.

Segundo o Inpe, o Pampa é o segundo bioma mais devastado do país, com 60% da vegetação nativa já desmatada. A professora Marcia Barbosa, reitora da UFRGS, alertou sobre a urgência de medidas, prevendo que o Estado enfrentará longos períodos de seca.

Ana Toni, secretária Nacional de Mudança do Clima, destacou as ações do governo para combater as causas das mudanças climáticas, lembrando a redução de 50% no desmatamento da Amazônia desde o início do governo Lula.

“A ministra Marina, o ministro Márcio e outros ministros estão sob convocação em Brasília, tratando das emergências climáticas que estão afetando nosso país”, explicou Kelli Mafort, secretária Nacional de Diálogos Sociais.

Foto: Joca Moura