Desde 4 de dezembro, o Defesa Civil Alerta, sistema de Cell Broadcast, está ativo nos estados do Sul e Sudeste. Ele envia alertas automáticos para celulares em áreas de risco, sobrepondo qualquer função do aparelho no momento do envio.
Coordenado pela Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o sistema funciona em parceria com Anatel, Ministério das Comunicações e operadoras de telefonia (Algar, Claro, TIM e Vivo). Não exige cadastro prévio, e os alertas são enviados a dispositivos conectados às redes 4G ou 5G.
O projeto-piloto foi realizado em agosto de 2024 em 11 cidades: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Em pesquisa, 87% dos moradores aprovaram a ferramenta.
Em 30 de novembro, um alerta de demonstração foi enviado a 36 cidades gaúchas: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Em 1º de dezembro, o alerta foi demonstrado em Belo Horizonte (MG).
O ministro Waldez Góes anunciou a expansão do sistema para as Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste em 2025, em reunião com Defesas Civis Estaduais, Anatel e Ministério das Comunicações.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
