Em um ato que fortalece a democracia e a participação social no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa (ALRS), sob a presidência do deputado Pepe Vargas (PT), lançou na última quinta-feira (10) a plataforma digital “Pacto RS 25”. A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria-Geral da Presidência da República, do governo Lula.
A cerimônia, realizada no Palácio Farroupilha, contou com a presença do secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, do coordenador do Fórum Democrático, Ronaldo Zulke, e dos deputados estaduais Miguel Rossetto, Halley Lino, Stela Farias e Sofia Cavedon, além de diversas outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O presidente Pepe Vargas destacou que a plataforma é uma ferramenta para enfrentar os grandes desafios do estado, como a queda em indicadores econômicos e os eventos climáticos extremos. A iniciativa se conecta ao lema de sua gestão, “O Crescimento Sustentável é Agora”, e busca resgatar a tradição gaúcha de participação popular na construção de soluções.
A plataforma “Pacto RS 25” utiliza o software livre Decidim, o mesmo do portal Brasil Participativo, do governo federal, garantindo segurança e integração entre os processos participativos estaduais e nacionais. “Até 2026, a ferramenta estará disponível com segurança para todo o país. Garantimos que não há possibilidade da publicação de discursos de ódio, uma vez que o processo passa por criteriosa mediação”, observou o secretário Renato Simões.
Através do site, qualquer cidadão ou cidadã poderá sugerir, apoiar e interagir com propostas para o desenvolvimento do estado. O acesso à plataforma é feito com o login do sistema Gov.br, no endereço: brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/pactors25.
Foto: Nathan Oliveira
