Governo Lula Notícia

EM PRONUNCIAMENTO, LULA CLASSIFICA TAXAÇÃO DOS EUA COMO “CHANTAGEM INACEITÁVEL” E DEFENDE A SOBERANIA NACIONAL

18/07/2025 10h59

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (17), o presidente Lula respondeu de forma contundente à decisão do governo norte-americano de taxar produtos brasileiros. O presidente classificou a medida como uma “chantagem inaceitável” e uma tentativa de interferência nas instituições do país, e afirmou que o Brasil não se curvará a pressões externas.

Lula denunciou que a medida foi uma surpresa, uma vez que o Brasil vinha mantendo um diálogo aberto com os EUA. “Esperávamos uma resposta [a uma proposta de negociação] e o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaças às instituições brasileiras e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, afirmou.

O presidente também criticou duramente os políticos brasileiros que apoiam a medida norte-americana. “Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria”, disse, reforçando que “tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”.

Lula destacou a união do governo com os setores produtivos para enfrentar a crise e contestou os argumentos dos EUA, lembrando que a balança comercial é favorável aos norte-americanos há 15 anos. Ele garantiu que o Brasil usará todos os meios legais para se defender, incluindo a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Lei da Reciprocidade.

Ao final, o presidente reafirmou a vocação do Brasil para a paz e o diálogo, mas com firmeza na defesa de seus interesses. “Não há vencedores em guerras tarifárias. Somos um país de paz, sem inimigos, acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações. Mas que ninguém se esqueça: o Brasil tem um único dono, o povo brasileiro”, concluiu.

Foto: Ricardo Stuckert