Artigo Presidência do PT-RS

ESTUDANTES & ENSINANTES

11/08/2025 7h30

Comemorado em 11 de agosto, o Dia Nacional do Estudante foi instituído em 1927, no centenário da criação das faculdades de direito de Olinda/ Recife e de São Paulo. Dez anos depois, em 11/08/1937, foi criada a União Nacional de Estudantes – UNE, cujo histórico de lutas tem contribuído para a consolidação do direito à educação, a defesa da democracia e da soberania de nosso país.

Por seu papel na organização da juventude acadêmica, a UNE foi uma das primeiras vítimas da ditadura instituída de 1º de abril de 1964, tendo sua sede incendiada logo após a divulgação do golpe. A perseguição aos/às estudantes foi brutal, resultando em prisões, torturas e mortes.

No texto “Um lugar chamado Maria Antônia” (*) Marilena Chauí ilustra essa fase de caça aos/às “comunistas” na USP e nas universidades brasileiras. Aliás, por sua influência na formação do pensamento crítico, professores/as, intelectuais, artistas, políticos/as de esquerda, defensores/as de direitos humanos e civis sofreram, a partir daí, censura, perseguição, prisão, “desaparecimento” e morte.

No contexto de tentativas golpistas e de novos ataques à democracia brasileira, renovamos o compromisso com as lutas de nossas juventudes e a incorporação de seus saberes na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS

(*) Teoria e Debate, Revista da Fundação Perseu Abramo – Edição Especial – Abril de 2025. Radiografia do Golpe. 1964-2024 / 60 anos do Golpe Civil-Militar. https://teoriaedebate.org.br/wp-content/uploads/sites/2/2024/04/Revista-final-Digital_pagenumber_compressed.pdf