Prefeitos e Prefeitas de todo o Brasil participaram, ontem (12), da oficina “Desastres Climáticos: Como seu município pode enfrentar eventos extremos”, promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A atividade integrou o Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas e abordou práticas essenciais para a atuação em situações de emergência, além de orientações sobre os procedimentos da Defesa Civil Nacional.
Juliana Moretti, coordenadora-geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), representou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e destacou o papel do Governo Federal no suporte às cidades atingidas por eventos extremos. Ela reforçou a necessidade de fortalecer os órgãos municipais de defesa civil e manter um diálogo próximo com os gestores locais.
“Esse diálogo que estamos realizando hoje tem o objetivo de salvar vidas, proteger patrimônios e preservar o meio ambiente. O órgão responsável por essas missões no nível municipal precisa estar fortalecido e ser uma prioridade na agenda da gestão pública”, afirmou Juliana.
A oficina também contou com a participação de Júlia Alves Marinho, secretária de Articulação e Monitoramento da Casa Civil; Inamara Santos de Melo, diretora do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e Maria Fernanda Ramos Coelho, diretora do BNDES. A mediação ficou a cargo de Rafael Machado, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Até o encerramento do Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece hoje, mais de 170 atividades terão sido realizadas para apoiar as gestões municipais. O MIDR participa com um estande exclusivo de atendimento e promove, além da oficina sobre desastres climáticos, ações voltadas à gestão regional e territorial, recuperação do Rio Grande do Sul e orientações para pedidos de reconhecimento e liberação de recursos federais para proteção e defesa civil.
