O Governo Federal lançou, ontem (27), o Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (FIERCE), com recursos de R$ 6,5 bilhões. O anúncio foi feito pelo presidente Lula, acompanhado dos ministros Jader Filho (Cidades), Paulo Pimenta (Comunicação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
“O ministro Jader Filho está aqui hoje para fazer uma coisa extraordinária, que é cumprir um compromisso que nós assumimos de cuidar do povo do Rio Grande do Sul”, declarou o presidente.
As obras previstas incluem macrodrenagem, construção de diques e modernização de casas de bombas, com destaque para Porto Alegre, Alvorada, Canoas, São Leopoldo e outros municípios da Região Metropolitana e do interior.
Segundo o ministro Paulo Pimenta, “além de todos os recursos que nós já utilizamos para reconstrução, este é o recurso da prevenção. Vai modernizar os diques que já existem, vai construir os diques que nunca foram feitos, vai modernizar o sistema de proteção de bombas e também as obras de macrodrenagem tão importantes para a prevenção contra enchentes”.
Foto: Wallison Breno
