A indústria brasileira vive um momento de expansão, reposicionando-se como motor da economia e gerando empregos. Com o programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado em janeiro de 2024, o setor tem avançado com foco em inovação, modernização e sustentabilidade. No segundo trimestre de 2024, liderou o crescimento de 1,8% no PIB.
Entre janeiro e setembro de 2024, o setor criou 405 mil empregos, um salto de 75,5% em relação ao mesmo período de 2023, com 57,4% das vagas ocupadas por jovens de 18 a 24 anos. A demanda por mão de obra qualificada também cresce, impulsionando investimentos em capacitação e posicionando o Brasil no 40º lugar no ranking global da indústria de transformação.
O programa Nova Indústria Brasil promove polos industriais em áreas menos desenvolvidas e empregos qualificados. O avanço já é visível em setores estratégicos, como o automotivo e eletroeletrônico, com crescimento de 15% nas vendas de veículos e 29% em produtos eletroeletrônicos nos primeiros nove meses de 2024.
O BNDES também é peça-chave, financiando projetos que modernizam processos e estimulam a inovação. Com foco em sustentabilidade e tecnologia, o setor industrial consolida o Brasil como um país competitivo e preparado para o futuro.
Foto: Ricardo Stuckert
