O Ministério das Cidades segue empenhado em iniciativas voltadas à reconstrução e recuperação das áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Ontem (23), uma nova etapa desse trabalho foi marcada pela presença do secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, em Porto Alegre, para uma série de reuniões técnicas que buscam acelerar a entrega de moradias dignas à população por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
Também esteve em pauta o andamento das contratações das 11,5 mil unidades habitacionais previstas na Portaria nº 704/2024, que possibilitou aos municípios afetados pelas enchentes apresentarem propostas na modalidade FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). Participaram dessas discussões o gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Habitação, Giordano Zani, e o secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen.
“Avaliamos que avanços estão sendo feitos e discutimos as questões que precisam ser melhoradas. Foi um momento de revisão geral dos processos e, com nossa presença mais frequente, vamos acompanhar de perto a evolução”, afirmou o secretário Augusto Rabelo.
“Dentro do que o presidente Lula e o ministro Jader Filho têm determinado, o Rio Grande do Sul é uma prioridade da nossa gestão. Estamos trabalhando para trazermos o quanto antes casas para a população gaúcha. Hoje foram reuniões importantes para atualizamos o andamento de contratações, demandas e soluções”, ressaltou Rabelo.
Na próxima semana, está prevista uma nova missão ministerial, que contará com a participação da Casa Civil, do Ministério das Cidades e de outras pastas para avançar em pautas estratégicas para o estado.
Foto: Carlos Eduardo Barros Edler
