O ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), se reuniu ontem (03) com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), José Antônio Ferreira, para discutir ações de inclusão social e esportiva para pessoas com deficiência. A parceria busca fortalecer a qualificação profissional e a atuação do SUAS, especialmente nos CRAS e CREAS.
“Vamos mapear a rede do MDS e identificar locais onde seja possível a prática esportiva, especialmente para atender às pessoas com deficiência”, afirmou o ministro.
O encontro também tratou da integração com o Programa Acredita no Primeiro Passo, ampliando oportunidades de formação para atletas, pessoas com deficiência e seus cuidadores. “Vamos desenvolver o Acredita com um olhar especial para a pessoa com deficiência e também para a Política de Cuidados, especialmente para as mulheres que cuidam de outras pessoas”, destacou Wellington Dias.
O presidente do CPB reforçou a importância da parceria. “O CPB tem o maior interesse nessa parceria, onde a gente possa atingir um maior número de pessoas com deficiência no país, além de contribuir com a qualificação dos profissionais nos CRAS e CREAS. Além disso, oferecemos cerca de três mil cursos de qualificação, e isso será importante para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.
Também participaram da reunião representantes do MDS, do Ministério dos Direitos Humanos e do CPB.
O secretário André Quintão destacou o impacto da iniciativa. “Essa colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro trará muitas oportunidades para reforçar a inclusão social, os serviços de convivência, o BPC na Escola e a qualificação profissional. É um bom avanço”.
