Duas constatações incontestáveis nesta difícil travessia do povo gaúcho para a superação dos impactos das enchentes: o papel do Estado brasileiro, representado, fundamentalmente, pelo governo federal e por outros poderes e esferas de governo; o papel da sociedade organizada e de voluntários/as locais, nacionais e internacionais.
Assim, é inadmissível e intolerável que agentes públicos aproveitem essa situação para praticar atos de proselitismo, corrupção e exploração da situação de vulnerabilidade da população. O Partido dos Trabalhadores – que já foi vítima de acusações, comprovadamente, infundadas – não faz julgamentos a priori, sem robustas provas apuradas pelos órgãos competentes. Porém, não hesita em aplicar suas diretrizes e princípios estatutários para a responsabilização de filiados/as que infringem a ética partidária e o regramento jurídico brasileiro.
Por oportuno, reitera a importância do controle social sobre as políticas públicas, cujo papel, além de prevenir ações prejudiciais ao conjunto da população, fortalece a democracia e a participação social.
Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS
