Governo Lula Notícia

LULA DESTACA BRASIL COMO DESTINO SEGURO PARA INVESTIMENTOS

26/03/2025 8h14

Nesta quarta-feira, 26 de março, no Fórum Brasil-Japão, em Tóquio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou avanços que fortalecem o ambiente de negócios no país. Ele mencionou a estabilidade política, a reforma tributária e o crescimento econômico como fatores que ampliam as oportunidades para investidores/as. Prova disso são os novos acordos comerciais e a venda de 15 aeronaves da Embraer ao Japão.

“Assinaremos dez acordos de cooperação nas mais diversas áreas, além de quase 80 instrumentos entre empresas, bancos, universidades e outras instituições”, afirmou Lula. O presidente também destacou mudanças no sistema tributário, que tornarão os processos mais ágeis e reduzirão custos, além de medidas voltadas ao crédito e à distribuição de renda.

Lula enfatizou que é preciso fortalecer o comércio entre Brasil e Japão, que recuou de US$ 17 bilhões em 2011 para US$ 11 bilhões em 2024. A transição energética foi apontada como um dos setores estratégicos para essa aproximação. “O Brasil vai aumentar o percentual de etanol na gasolina de 27% para 30% e no diesel vamos chegar a 20% até 2030”, afirmou. Ele também ressaltou o compromisso com a redução do desmatamento na Amazônia e a realização da COP30 em Belém (PA).

No cenário global, Lula defendeu democracia, livre-comércio e multilateralismo como eixos fundamentais para o desenvolvimento. “A democracia corre risco no planeta com eleição de extrema-direita negacionista”, alertou.

A delegação brasileira no Japão reuniu empresários/as e representantes do Congresso, do governo e de bancos públicos. Lula também se encontrou com sindicatos dos dois países, reafirmando o compromisso do governo com a valorização do salário mínimo e a igualdade salarial entre homens e mulheres.

Foto: Ricardo Stuckert/PR