Notícia

LULA REALIZA AGENDA DE CAMPANHA EM PORTO ALEGRE E PRESTA SOLIDARIEDADE A SEU JORGE

20/10/2022 12h11

O candidato líder nas pesquisas a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpriu agendas de campanha na última quarta-feira (19) em Porto Alegre (RS). Junto com seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), lideranças petistas e deputados eleitos, o ex-presidente concedeu entrevista coletiva a meios de comunicação locais, e em seguida, participou de uma caminhada com apoiadores no centro da capital gaúcha que conferiu ao petista 49,8% dos votos no 1º turno.

A caminhada se deslocou do Monumento aos Açorianos à praça da Matriz, percurso de cerca de um quilometro, percorrido em cerca uma hora no meio da tarde desta quarta-feira. Após a caminhada, que Lula percorreu em carro aberto, o ex-metalúrgico realizou um discurso em frente ao Palácio Piratini e Palácio Farroupilha, casas que abrigam o executivo e legislativo estaduais respectivamente.

Iniciou seu discurso manifestando solidariedade ao cantor Seu Jorge, vítima de racismo na capital gaúcha durante show na última semana. “Quero demonstrar a minha solidariedade ao Seu Jorge, porque ele é a mais recente vítima do preconceito nesse país. E, todas as pessoas democráticas desse país, nós temos que rejeitar e repudiar qualquer gesto de preconceito. Seja no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Oiapoque ou no Chuí”, afirmou.

 

Prioridades na economia

Lula também ressaltou algumas das medidas que serão prioridade desde o início em seu governo. “Temos quatro anos para consertar o Brasil. E nossa primeira prioridade é estabelecer uma política para acabar com a fome. Nós já acabamos uma vez e vamos acabar de novo”, garantiu.

A segunda medida será uma forte política de investimento do Estado para começar a gerar empregos. “E esses empregos começam na construção civil, pelas obras que estão paralisadas”, explicou. Essa ação, estará acompanhada de uma terceira: a valorização do salário mínimo acima da inflação todos os anos.

Além dessas medidas mais emergenciais, o novo governo Lula vai chamar empresários e trabalhadores para atualizar as leis trabalhistas, buscando garantir dois pontos principais: salários iguais para mulheres e homens, demanda apresentada por Simone Tebet, e a garantia de direitos mínimos para todos os trabalhadores, incluindo os de aplicativo. “Não é normal a gente abandonar o trabalhador à própria sorte.”

 

Criatividade dos jovens

Para aqueles que querem ser empreendedores, uma quinta ação será o estímulo a cooperativas e à formação de pequenas e microempresas, com linhas de crédito especiais nos bancos públicos. Lula disse que quer ver os brasileiros, especialmente os jovens, tendo oportunidade de colocar em prática sua criatividade.

Por fim, outra ação, que também tem foco na juventude, será a execução de fortalecimento da nova indústria digital e de dados no Brasil.

“Uma coisa que me preocupa é essa nova indústria de dados, a indústria digital. A gente precisa formar mais gente, colocar mais gente na universidade, oferecer mais curso de engenharia, para que a gente possa, não muito longe de hoje, não ser só exportador de soja ou de minério, mas também de conhecimento”, afirmou.

Para que tudo isso se torne realidade, Lula lembrou que todos precisam votar. “Eu queria pedir um favor a vocês. É preciso que a gente convença as pessoas que não foram votar no dia 2 a irem votar. O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, autorizou as prefeituras e os governos dos estados a colocar ônibus para as pessoas irem votar. Assim, a gente vai derrotar o Bolsonaro, derrotar o fascismo e trazer de volta a democracia. E a gente vai voltar a sorrir, porque vai vier dignamente.”

 

Grande caminhada pelo Centro de Porto Alegre

Após o evento com os jornalistas, Lula e Alckmin foram ao encontro de milhares de gaúchas e gaúchos para dar início a grande caminhada por um Brasil de Esperança, em defesa da democracia e pelo fim da fome no país. Durante toda a caminhada Lula era acompanhando por uma multidão e saudado por outras várias pessoas nas sacadas e janelas dos prédios durante todo o percurso.

A caminhada que saiu do Monumento aos Açorianos, no centro, e passou pela Avenida Borges de Medeiros e Rua Riachuelo, terminando na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, onde ex-presidente discursou, dividindo o palanque com Dilma Rousseff; a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; o deputado federal e presidente do PT/RS, Paulo Pimenta (PT); a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL); a ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB), o ex-governador Olívio Dutra e o candidato do PT ao governo do estado no primeiro turno, Edegar Pretto, entre outros.

Em sua fala, em frente ao Palácio Piratini, Lula fez um pedido aos partidos e a militância que fazem parte da Coligação Brasil da Esperança.

“Quero terminar [a fala], dando um recado aos meus companheiros do PT, aos companheiros dos partidos coligados que estão aqui:  Tem segundo turno aqui no Estado. Os partidos ainda não decidiram para quem vão votar, mas a única coisa que eu quero pedir para vocês é que não permitam que o Onyx seja governador deste Estado. O Rio Grande do Sul merece mais! O Rio Grande do Sul é símbolo da Democracia neste país. E não podemos permitir que a extrema direita com preconceito venha governar este Estado”, disse Lula.

 

Com conteúdo da Redação do site do Diretório Nacional do PT: Aqui!